Monday, July 31, 2006

O Gui usou o peniquinho!!!


Nunca pensei que o facto do seu filho fazer caca, pudesse ser assim tão emocionante! Mas quando o Guilherme pediu para fazer "chichi" (aqui se escreve assim... pode acreditar!) no "bacio" (peniquinho) e realmente o fez, fiquei tão emocionada que não consegui conter as lágrimas!
Mãe é uma figura!!!! Pagamos cada Mico...
Ele que pensava estar fazendo algo divertido me olhou fundo nos olhos e disse: _ estás triste, estás???
Ao que a figura da pobre mãe esclama: _ Não filho! Estou feliz!!!
Pobre criança! Como é difícil entender os adultos!!!!
Depois saí correndo para pegar a máquina fotográfica (não poderia deixar de "registar" esse grande momento! ) e deixei o menino na casa de banho (banheiro aqui é o Salva Vidas...) sozinho! Quando me viu com a máquina ficou perplexo (lá vem ela com áquela coisa!), nem aqui me deixa em Paz...
Mãe é mãe... se perdoa tudo!!!
Te amo filhão!!!!!!!!!!!!!!

Monday, July 24, 2006

Adeus ao vovó Rui




Morte/Vida


Morremos um pouco a cada dia...
na impossibilidade dos nossos sonhos,
na alteração dos nossos planos...

Nascemos a cada manhã,
para a possibilidade de novos planos,
para a concretude de outros sonhos.

Morte, vida...
Temos a certeza da morte,
mas desejamos sempre a vida,
seja ela boa ou bandida.

Estamos tristes... desolados...
Perdemos uma pessoa muito amada!
simples, singela...
tolerante e generosa.

Pai zeloso, avó prestimoso.
Marido afetivo, companheiro de todas jornadas...

Homem que batalhou na vida,
e lutou na morte.
Mas quando menos se esperava,
esta chegou de repente, levando para sempre,
nosso bravo guerreiro.

Estará conosco eternamente,
com o seu sorriso maroto,
nos ensinando que a vida é sempre uma comédia,
uma anedota bendita.

Com saudades,
sua nora Cris.

Sunday, July 02, 2006

Portugal





Esta foi a primeira "Copa do Mundo" que eu assisti! Aqui em Portugal chama-se "Mundial". Foi bastante divertido torcer para as duas selecções. Os jogos de Portugal foram melhores, mais vibrantes e contagiantes! O "nosso" Felipão é demais e conseguiu levar Portugal até o 3º lugar, depois de mais de 40 anos sem chegarem as oitavas de final! Todos queríamos uma final Brasil X Portugal, mas foi melhor assim... O coração da mamãe não ia aguentar!!! Ela gritava tanto! Como eu gosto de imitar, fazia o mesmo! O papai que sempre gostou de assistir aos jogos de futebol em "silêncio" precisou se esforçar para ouvi-los! Adorava gritar Goooool, mesmo quando não era... O primo Filipe que acabara de nascer precisou adaptar-se logo a bagunça, pois era impossível assistir aos jogos de "bico fechado"... Quando me perguntavam quem ia ganhar respondia sempre: "Potugal"! Haviam bandeiras por toda a parte!!! A vovó e a mãmãe também colocaram as bandeiras nas janelas, eu achava divertido esconder-me entre elas! Depois que ambas selecções saíram eu olhava para a janela da vó e dizia com ar indignado, agitando as mãozinhas: "Basil pedeu"... "Potugal pedeu"... No próximo mundial tenho certeza que será ainda mais divertido! Eu e o Filipe estaremos miores e poderemos aproveitar muito mais!!! Valeu Portugal!!!! Valeu Felipão!!!!

O Gui ficou "sozinho" no espaço recreativo do Shopping!


Foi uma experiência e tanto para nós, pais!

Fomos ao Shopping e deixamos o Guilherme num espaço recreativo privado: Bichinhos Carpinteiros... Bem sugestivo!

Um lugar todo adaptado às crianças, com várias actividades e possibilidades de diversão. Todavia com ele nunca tinha estado sozinho com alguém estranho, ficamos com receio que ele chorasse!

A recreadora veio buscá-lo e assim que abriu a pequena porta de vidro, ele entrou correndo e num instante estava longe do nosso alcance visual.

Deixamos os números dos telemóveis para sermos avisados caso ele estranhasse...

Saímos um pouco apreensivos... A todo o memento checávamos se os telemóveis haviam tocado... Nada...

Uma hora e pouco depois, já temerosos, fomos buscá-lo. Para nosso espanto, quando ele nos viu, se agarrou ao pescoço da recreadora e chorando disse que não queria vir....

Fiquei "passada"! Como ele podia se agarrar áquela mulher estranha e dizer que não queria vir conosco???

Foi preciso convencê-lo do contrário...

Tuesday, May 02, 2006

Filhos...Filhos? melhor não Tê-los!


Vinicius de Moraes

Poema enjoadinho

Filhos . . . Filhos?
Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-lo?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete . . .

Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa
A aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos?
Filhos Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los . . .
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!

Friday, April 28, 2006

Aníver de 2 aninhos; os preparativos.

O tema do aniversário foi o "palhacinho", embora a mamãe quizesse fazer tudo sozinha, precisou contar com a ajuda das confeitarias...
O Guilherme passou o dia na casa da tia Wal, assim mamãe pode ao menos fazer os brigadeiros, preparar umas tortas enrroladas (iguais as da vovó Lizete), e também providenciar uns "kibes" deliciosos como os da tia "Drinha".
A vovó Fernanda também contribuiu trazendo uma "bôla de carne" que estava óptima!
Papai ajudou na decoração, enxendo a sala com balões coloridos!

O aniversário de 2 aninhos!!!


Mamãe e papai muito felizes por poderem comemorar com a nossa família e amigos de Portugal, o aniversário de 2 aninhos do Guilherme! É verdade que estaríamos ainda mais contentes se estivéssemos todos juntos... A família e os amigos do Brasil fizeram e fazem muita falta! Ainda mais numa festa!!!
O Guilherme no entanto estava um pouco "envergonhado"... Não cantou os parabéns e também não estava muito "simpático"... Mesmo assim, foi uma tarde divertida.
Ganhou muitas prendas, que todos trouxeram com muito carinho, o qual agradecemos!
Infelizmente o primo Pedro estava doente e não pode comparecer com a sua família. O Guilherme sentiu muito a falta da Maria Francisca... Mas no ano que vem teremos mais bolo!!!

Tuesday, April 25, 2006

Mensagem (mamãe e papai) 2 aninhos Guilherme



Filho Querido, Hoje você faz dois aninhos... Espero que demore muito até você poder ler este Blogger. O tempo passa muito rápido, muito além do que gostaríamos... Embora nossa vida ainda esteja de "pernas para o ar", as coisas estão melhorando. Neste seu aniversário, já estamos no nosso apartarmento (ainda que alugado), temos algumas coisas novas e até foi possível lhe fazer uma "Festinha". Vir para Portugal foi uma escolha difícil, ainda me pergunto se foi a melhor opção... Sentimos falta da nossa família, do nosso povo, do nosso País. Quero que você saiba que te amamos muito!!! Você é o meu incentivo, minha chama de vida - As vezes sinto-me desanimada, mas olho em volta e vejo o teu sorriso, tua carinha de sapeca e então uma nova esperança surge no meu coração. Deus queira que esta Terra lhe traga boas oportunidades, que você seja sempre carinhoso e que se torne um homem digno, ético e batalhador!!! Tento errar menos e acertar um bocadinho mais... , as vezes ponho os pés pelas mãos... Me perco... Queria ser a melhor mãe do mundo (todas queremos ser!), mas sei que estou longe disso, então procuro fazer dia a dia o meu melhor. Te amo muito meu pequeno! Que tenhas muita saúde, sorte, sabedoria e que possas sempre estar entre o papai, a mamãe, tios, vovó e em breve o primo João Felipe. Saiba que seus avós e tios do Brasil também te amam muito e logo que possamos, vamos visitá-los. Com muito amor e carinho, mamãe e papai.